O Parque Nacional do Limpopo, localizado no distrito de Massingir, na Província de Gaza, foi estabelecido mediante a colaboração do Governo com a Peace Parks Foundation, em 2001. Em conjunto com as zonas fronteiriças da África do Sul e do Zimbabwe, forma a Área Transfronteiriça do Grande Limpopo. Nas suas planícies arenosas, savanas de mopane, savanas arborizadas e planícies aluviais podemos encontrar uma diversidade de espécies, incluindo elefantes, rinocerontes e búfalos. Entre canoagem, visitas guiadas e pesca, os turistas hospedados no Parque podem desfrutar de várias actividades de lazer.
PARQUE NACIONAL DO
Limpopo
VIA TERRESTRE
Conduza pela EN1, usando os desvios Chokwé – Massingir, Mabalane – Massingir, Combumune Rio – Hassane e Mapai – Ingala. Pode também viajar desde a África do Sul, através do posto fronteiriço de Giriyondo, na fronteira com o Kruger National Park, ou pelo posto fronteiriço de Pafuri. É aconselhável viajar numa viatura 4×4.
Visite o Parque preferencialmente nos meses frescos, entre Abril e Outubro.
Pode passar bons momentos, fazendo caminhadas, safaris e passeios de barco.
No interior do Parque pode encontrar challets de albufeira e a estância turística Águia Pesqueira. A zona de Campismo de Machapane e de Nhampfule, a norte perto do Portão de Mapai, e o Parque de Campismo Mamba são também boas opções de alojamento. No Distrito de Massingir, os visitantes podem ficar hospedados no Covane Community Lodge que possui 4 challets de luxo com vista para a lagoa e dois barcos para passeios.
Este Parque tem a particularidade de apresentar uma paisagem preservada em quase toda a sua superfície, com 10 ecossistemas distintos. Podem observar-se no Limpopo praticamente todas as espécies faunísticas que ocorrem no Parque Nacional do Kruger na África do Sul. A Barragem de Massingir, a zona do rio e Falésias Shingwedzi, a barragem do rio dos Elefantes e a área de Mapai são zonas muito atractivas em termos de flora e fauna, tenho também muito a oferecer em termos culturais. A zona do rio Shingwedzi é o local ideal para turismo da fauna bravia, caminhadas de aventura e safaris. A barragem de Massingir é favorável à prática de diversos desportos náuticos.
No Limpopo, podem ser vistos os Big Five, o cão selvagem, hipopótamo, crocodilo, zebra, boi cavalo, impala, cudo, inhala, porco do mato, facocero, girafa, hiena malhada e uma grande diversidade de aves terrestres e aquáticas.
O Parque faz parte do Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo, o qual inclui o Parque Nacional do Kruger na África do Sul e o Parque Nacional Gonarezhou no Zimbabwe.