Ao longo do rio Save, a noroeste da província de Inhambane, o Parque Nacional do Zinave, estabelecido em 1973, faz a transição entre as terras tropicais húmidas e as terras secas, sendo um importante local de passagem para os mamíferos nómadas que atravessam a região do Limpopo. A girafa é uma das espécies que mais se destaca da fauna local, estando naturalmente acompanhada de uma vegetação rica em acácias e florestas de miombo e mopane. Podem observar-se também carreiros de embondeiros ancestrais ao longo da sua paisagem. O Parque tem uma zona de campismo onde os turistas podem pernoitar tranquilamente.
PARQUE NACIONAL DO
Zinave
VIA TERRESTRE
Pode chegar ao Parque desde Inhambane ou Gaza. É aconselhável viajar num veículo 4×4.
Entre Abril e Outubro, pode apreciar a fauna e flora com as temperaturas amenas do Inverno Moçambicano.
Aproveite a viagem para fazer caminhadas e safaris de carro.
Não existem empreendimentos turísticos no Parque. Os turistas devem contactar a Administração do Parque para terem acesso ao Acampamento principal.
A floresta ribeirinha ao longo do rio Save é a principal atracção do Parque, albergando uma diversidade espantosa de árvores e alguns mamíferos de grande porte. Podem observar-se ainda diversas florestas de miombo, bosques e belíssimas lagoas. As cerimónias tradicionais de pesca, da chuva, contos ancestrais e locais sagrados são parte da riqueza cultural da zona.
No Parque podem ser observadas muitas espécies carismáticas, como o elefante, leopardo, leão, búfalo, cudo, inhala, imbabala, hipopótamo, impala, chango, chipene, cabrito cinzento, cabrito das pedras, changane, hiena malhada e crocodilo.
O Parque Nacional do Zinave faz parte da Área de Conservação Transfronteiriça do Grande Limpopo, onde existe uma grande diversidade de animais de grande porte.