INAUGURADO CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL DE MOÇAMBIQUE (CIAM)

MAPUTO, 04 DE JULHO DE 2023 –  inaugurado hoje, 4 de Julho, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, o Centro de Interpretação Ambiental de Moçambique (CIAM), uma entidade vocacionada à disseminação do conhecimento sobre o património ambiental e cultural existente no país.

A infra-estrutura é composta por sete salas e está avaliada em cerca de 30 milhões de Meticais

 

Na ocasião, o Chefe de Estado, que se fazia acompanhar pela ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, e pela sua comitiva, fez uma visita guiada ao edifício e inteirou-se da sua composição.

O centro retrata os desafios da área do meio ambiente e conta histórias que marcaram o país, no âmbito da preservação do meio ambiente, com o objectivo de sensibilizar as pessoas sobre a sua importância.

“Há uma sala com exposição de vídeos, sobre áreas de conservação. Para quem nunca foi a Gorongosa ou Chimanimane, por exemplo, é possível, através destes, ter interacção com animais e perceber o que são e como é que se desenvolvem”, explicou Emília Fumo, secretária-permanente do Ministério da Terra e Ambiente.

Após a inauguração, Filipe Nyusi interagiu também com as crianças, apelando à preservação do centro.

O CIAM pode ser visitado das 7h30 às 15h30 na Avenida Acordos de Lusaka nº 2115, no local onde onde se situavam as primeiras instalações do antigo Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA).