Brasil procura oportunidades de investimento no turismo moçambicano

A Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) recebeu na última sexta-feira, 02 de Junho, nos seus escritórios em Maputo, uma delegação da República Federativa do Brasil, que desde o passado dia 30 de Maio encontra-se em Maputo, para uma visita de 06 dias ao País.

O grupo brasileiro chefiado por Maria Cristina Alves é constituído, na sua maioria, por empresários com interesses nas oportunidades de investimento no turismo do interior, sector em que neste momento operam.

Durante o encontro, o Director Geral da ANAC, Bartolomeu Soto disse que Moçambique tem um enorme potencial para receber todo o tipo de investimentos no sector do turismo, pois 25% do território nacional é ocupado por áreas de conservação, dos quais 17% estão a ser explorados por operadores privados, provenientes de diversos cantos do mundo.

Soto informou àquele grupo de empresários, que o Governo moçambicano tem estado a criar condições no sentido de melhorar ainda mais o ambiente de negócios, sendo que, dentre várias facilidades, o país apresenta uma legislação que incentiva a classe de empresários a realizar seus negócios.

Na sua intervenção, a representante da missão brasileira, Maria Cristina, agradeceu a hospitalidade que recebeu em Moçambique, particularmente das autoridades ligadas ao turismo, prometendo que vai solicitar ao Estado de Goiás a realização de uma visita oficial ao País, com vista a estreitar laços de cooperação nas áreas de turismo e formação profissional.

Para além dos representantes das partes, participaram no encontro, o Encarregado de Turismo no Brasil, Romualdo Johane, a Directora de Cooperação e Planificação no Ministério Moçambicano da Cultura e Turismo, Isabel Macie, Operadores Nacionais de Safaris e Técnicos da ANAC.