PARQUE NACIONAL DAS QUIRIMBAS: CERCA DE 34 MILHŌES DE DOLÁRES AMERICANO ESTA ORCADO O PLANO DE GESTÃO E NEGÓCIO DA RESERVA DA BIOSFERA DAS QUIRIMBAS

MAPUTO, 11 DE AGOSTO DE 2023 – A Ministra de Terra e Ambiente, Ivete Maibaze disse nesta sexta-feira, na Cidade de Pemba, Província de Cabo Delegado, Norte de Moçambique, que o Plano de Gestão e Negócio da Reserva da Biosfera das Qurimbas 2023-2032 visa assegurar a consolidação da gestão da biodiversidade e de desenvolvimento social e económica das comunidades locais e esta orçado em 34 milhões dólares americano.

O Instrumento, deverá fortalecer a coordenação dos mecanismos e iniciativas de conservação da biodiversidade ao nível da província de Cabo Delgado, disse a Ministra, acrescentando que nesta perspectiva, pretende-se fortalecer a capacidade institucional nas áreas de formação, pesquisa, monitoria e fiscalização da biodiversidade com vista a ter maiores ganhos ambientais.

Segundo Ivete Maibaze, pretende-se melhorar a implementação dos compromissos locais, regionais e internacionais de manutenção da biodiversidade, promoção de valores socioculturais tendo em vista o uso racional dos recursos naturais e serviços ecossistemicos.

“Na componente de Gestão de Negócios tem como principal objectivo avaliar e desenvolver uma estratégia abrangente, através da determinação das necessidades financeiras de longo prazo”, disse Ivete Maibaze.

 

Com a atribuição deste Estatuto de Conservação da Biodiversidade, Moçambique passou a integrar o grupo de 134 Países, com Reservas da Biosfera, que totalizam 738 no Mundo inteiro, reconhecidas pela Organização das Nações Unida para a Educação e Cultura (UNESCO), das quais 22 em áreas transfronteiriças, assegurou Maibaze.

A atribuição do Estatuto de Reserva de Biosfera ditou a necessidade de aprimorar e reforçar os instrumentos de gestão do Parque por forma a responder os critérios globais de gestão dos recursos naturais, no quadro Estatutário das Reservas da Biosfera da Organização das Nações Unida para a Educação e Cultura (UNESCO) Programa “Homem e Biosfera”.

 

“A materialização dos instrumentos de apoio à gestão, para o reforço dos programas de conservação, de gestão de negócios e da comunicação é resultado da estratégia do Governo de Moçambique na mobilização de parcerias para o desenvolvimento da Rede Nacional das Áreas de Conservação. Assim sendo, o alcance deste desiderato foi possível através da colaboração com a UNESCO e a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento” disse Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibze.

A Ministra da Terra e Ambiente disse que no âmbito do estabelecimento do programa de biosfera, esta colaboração com os nossos parceiros tinha como um dos grandes objectivos “Fortalecer a capacidade de Gestão da Reserva da Biosfera das Quirimbas”.

“Queremos nesta ocasião, de viva voz, como parte integrante dos 134 Países integrantes da Rede das Reservas de Biosfera Mundial, reiterar o nosso compromisso na implementação das recomendações da Assembleia da AfriMAB, no concernente as matérias de Colaboração e Gestão, Pesquisa, Juventude e Envolvimento das Comunidades Locais”, assegurou a Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze.

O Parque Nacional do Arquipélago das Quirimbas foi declarado Reserva da Biosfera, em Julho de 2018, pelo Conselho Internacional de Coordenação do Programa “Homem e Biosfera”. A sua declaração foi o culminar de um processo de estudos científicos que, concluiu que o Parque Nacional do Arquipélago das Quirimbas reunia os requisitos universais, para este acto e, fazendo desta área de conservação a primeira do género no País. (x)