Com florestas densas ao longo do Delta do Zambeze e as famosas falésias de Cheringoma, a Reserva Nacional de Marromeu, na província de Sofala, possui algumas das mais marcantes paisagens de Moçambique. Em 2003, o Governo denominou-a como a primeira Zona Húmida de Importância Internacional do país, devido à sua incontestável importância ecológica. A espécie dominante na Reserva é o búfalo africano, vendo-se pelas suas longas planícies verdes manadas de centenas de indivíduos.
RESERVA NACIONAL DE
Marromeu
VIA TERRESTRE
A partir da Cidade da Beira, pode utilizar a EN282 de Dondo — Muanza — Inhaminga,
passando pelas Vilas de Muanza e de Inhaminga e o Posto Administrativo de Inhamitanga até à Vila Municipal de Marromeu, num percurso de aproximadamente 338 Km. Outra possibilidade de rodovia, é a partir da Cidade da Beira, através da EN6, passando a Vila de Nhamatanda, em direcção ao cruzamento de Inchope pela EN1, passando pela Vila de Gorongosa, pela povoação de Nhamapaza. Antes de chegar à Vila de Caia, deve seguir no desvio em direcção à Vila de Marromeu, totalizando um percurso aproximado de 550 Km. A partir da Vila de Marromeu, percorra mais 55 Km para chegar à Reserva. É aconselhável viajar em viaturas 4×4.
Como alternativa, pode usar o comboio de passageiros Beira—Vila de Marromeu, a partir das 18:30 na Cidade da Beira, às Quartas e Sextas-feiras, com uma viagem de cerca de 10 horas.
Caso venha da cidade de Quelimane, através da EN1, atravesse a Ponte Armando Emílio Guebuza do Rio Zambeze. Chegado à Vila de Caia, continue na EN1, até encontrar o desvio para a Vila de Marromeu, deixando assim a EN1.
Entre Maio e Junho encontrará um clima ameno próprio para passar um bom tempo a fazer safaris.
Aproveite para fazer caminhadas, safaris pelas planícies onde se encontram os búfalos, canoagem e passeios de barco, onde poderá ver o mangal e observar uma diversidade de aves.
Pode ficar hospedado nos Parques de Campismo nos Postos Fixos de Fiscalização de Rama-Rama e de Daud.
Possui grandes manadas de búfalos e uma das maiores concentrações de aves aquáticas de importância internacional.
Prepare-se para observar espécies carismáticas como o búfalo, elefante, hipopótamo, chango, inhacoso, facocero, leopardo, crocodilo e aves aquáticas de importância internacional, entre as quais se destacam grandes colónias reprodutivas de pelicanos brancos e cinzentos, o grou caranculado e grou-coroado-austral, corvo-marinho-de faces-brancas, cegonha-de-bico-amarelo, cegonha-de-bico-aberto, ibis-sagrada, garças, diferentes espécies de patos e milhares de aves migratórias.
A Reserva faz parte do Complexo de Marromeu, composta pela Reserva Nacional de Marromeu, as Coutadas Oficiais nº 10, 11, 12 e 14, e o complexo do Delta do Zambeze, declarado como a Primeira Terra Húmida de Importância Internacional em Moçambique mediante a inscrição na Convenção de RAMSAR.