Fundada em 1960, a Reserva Nacional do Niassa é a maior área protegida do país, delimitada a norte pelo rio Rovuma junto à Tanzânia e a este pelo rio Lugenda. Além das montanhas Mecula e Jodo, alberga numerosos inselbergs de granito na região, que ainda contêm pinturas rupestres sagradas para as comunidades. A Reserva possui uma variedade imensa de animais terrestres, incluindo leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos. Na zona tampão, entre a Reserva e as áreas onde a população reside, foi criada a Lugenda Wildlife Reserve (Luwire), o primeiro investimento turístico na zona preparado para receber visitantes de qualquer parte do mundo.
RESERVA ESPECIAL DO
Niassa
VIA AÉREA
Pode chegar à Reserva em vôos charters a partir dos aeroportos de Lichinga e Pemba. Na Reserva, existem pistas de aterragem em Mbatamila (sede da Reserva), Mecula e Kambaco.
VIA TERRESTRE
Siga pelo distrito de Marrupa na Província do Niassa, a partir do distrito de Montepuez. Na Província de Cabo Delgado e da Província da Zambézia, pode ir por Gurué — Cuamba — Marrupa. Da Tanzânia, a partir da Ponte da Unidade Nacional no Distrito de Mueda e desde o Malawi a partir da fronteira de Mandimba — Lichinga — Marrupa.
Visite a Reserva preferencialmente nos meses frescos, entre Maio a Dezembro.
Caminhadas, passeios de carro, safaris, canoagem e escaladas.
Pensões existentes nas sedes distritais de Mecula, Mavago, Marrupa, Mueda e Montepuez. Lugenda Wilderness Camp nas margens do rio Lugenda, no interior da Reserva.
Tem a maior população do país de elefantes, leões, leopardos, búfalos e cães selvagens. A sua paisagem diversificada inclui florestas de miombo, florestas nas montanhas, vegetação ribeirinha, savanas abertas e pradarias.
Para além dos Big Five, alberga outras espécies como o gondonga, zebra, elande, pala-pala, boi cavalo, cudo, inhacoso, impala, cabrito cinzento e cabrito das pedras, hipopótamo, assim como uma variedade de aves e répteis.
É uma das maiores reservas naturais do mundo e a maior de Moçambique, albergando também a maior diversidade de fauna existente em todo o país. Tem uma linha de fronteira de cerca de 300 Km com a Tanzânia e possui um corredor transfronteiriço de fauna bravia com a Reserva de Niassa-Selous.