PONTO DE SITUAÇÃO SOBRE SEIS ELEFANTES QUE SE ENCONTRAM A CIRCULAR NA ZONA DE PICOCO, DISTRITO DE BOANE

MAPUTO, 21 DE AGOSTO DE 2023 – Um grupo de cerca de seis Elefantes encontra-se em circulação na zona de Picoco, distrito de Boane, na província de Maputo, desde o dia 20 de Agosto de 2023.

A Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) desencadeou, de imediato, acções com vista a monitorar o movimento dos animais.

Assim, para que os elefantes não constituam perigo para as populações, a ANAC accionou medidas preventivas que consistiram na localização do grupo de elefantes vistos em Picoco, Boane, afim de colocação de colar num dos elefantes-líder do grupo, de modo a permitir seu afugentamento e retorno para o seu habitat.

 

O aparecimento de elefantes em algumas localidades dos distritos de Namaacha, Boane, Matutuine, Moamba, Magude e Manhiça, na província de Maputo, deve-se à ligação entre os corredores naturais dos elefantes nesta região, desde os tempos passados, sabido que a província de Maputo, sempre, foi um privilegiado ecossistema dos paquidermes devido a sua riqueza ecológica para a vida selvagem.

Importa, no entanto, referir que os elefantes fazem parte das cinco espécies de fauna bravia de grande porte, sendo importante que as populações se mantenham distantes, evitando se aproximar para permitir que as actividades de controlo e afugentamento decorram sem interferência.

Assim, apelamos a população em geral para evitar aproximar-se das imediações onde os animais se encontram. (x)