PROJECTO

Agricultura Comercial em Chimanimani

A zona tampão da Reserva Nacional de Chimanimani é dominada por terras férteis, motivo que leva muitas famílias a procurarem assegurar terras tanto para a sua residência como para a abertura de machambas. Contudo, os elevados níveis de pobreza que se fazem sentir e a falta de acesso a serviços de extensão, têm obrigado a maioria destas famílias a abraçarem sistemas agrícolas pouco apropriados a uma área de conservação, tais como a agricultura itinerante. Outro aspecto de realce é a existência do conflito homem animal em duas das comunidades com grande potencial para agricultura comercial – Mutoe e Mukwawayo, na comunidade de Mpunga, área em que a comunidade usa o fogo como instrumento para afugentar os elefantes. Este projecto com a duração de dois anos, surge com os objectivos de:

  1. Melhorar o processo de produção e comercialização de produtos agrícolas em quatro comunidades (Mussapa, Tsetsera, Mutoe e Mukwawaia) localizadas na zona tampão da Área de Conservação de Chimanimani.
  2. Contribuir para a melhoria da produção e produtividade de 200 famílias de agricultores comerciais, aumentando seus volumes de venda em pelo menos 30%.
  3. Contribuir para que as famílias abrangidas aumentem a sua renda familiar através da comercialização da sua produção.
  4. Facilitar a adopção da abordagem de Machamba como Negócio e facilitar, sempre que mais lucrativo, o processo de vendas colectivas.
  5. Promover feiras agrícolas, de modo a impulsionar o desenvolvimento da economia local.
  6. Estabelecer sistemas de armazenamento dos produtos agrícolas.