MAPUTO, 25 DE NOVEMBRO DE 2024 – O Coordenador do Projecto Mozbio, Madyo Couto, disse no último evento do Projecto Mozbio “Vozes da Terra” que “Trabalhar em conservação, é trabalhar na relação entre as pessoas e a natureza. É sobre como influenciar essa relação.”
A primeira edição do evento “Vozes da Terra” teve lugar em 2019 no Centro de Conferências da TMCel.
“A intenção foi de juntar pessoas com quem trabalhamos, para discutir sobre como cuidar da natureza. E como este assunto não diz respeito apenas ao MozBio, convidamos também vários actores que estão a fazer um trabalho exemplar em Moçambique. Trouxemos pescadores, agricultores, carvoeiros, apicultores, biólogos, todos para uma mesma sala, onde escutamos as suas sugestões e trocamos ideias. Mas o evento contou também uma outra companhia. Algo que parece estar sempre presente, quando trabalhamos nessa fronteira entre as pessoas e a natureza. O mundo espiritual, das crenças e das lendas. Por isso trouxemos para esse evento a personagem de uma curandeira que inventamos, a Nanana. Tivemos a honra de contar com a prestigiada actriz de teatro Moçambicana, a Sufaida Moyana que deu vida e presença a essa personagem.” – disse o Madyo Couto, Coordenador do Programa Mozbio.
A Administração Nacional das Áreas de Conservação, concebeu o programa MozBio em 2014, financiado pelo Banco Mundial para reforçar a eficiência da gestão das Áreas de Conservação, e contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas que vivem ao seu redor. Isto é, criar bons vizinhos. (x)
Fotografias: Mozbio/FNDS
04/12/2024