Informação Útil
O fuso horário de Moçambique é o mesmo da África Central – o Tempo Médio de Greenwich (TMG) + 2 horas.
Se quiser saber que horas são agora em Moçambique, visite o World Clock
A língua oficial de Moçambique é o Português, contudo os funcionários da maior parte dos parques e reservasalam também Inglês e a língua local da sua província. Para aprender um pouco de Português, aconselhamo-lo a procurar uma aplicação para o computador ou Android. Uma das mais conhecidas é o Duolingo.
A moeda de Moçambique é o Metical (MZN). Poderá trocar moeda nos bancos, nos aeroportos internacionais e em lojas de câmbio no interior de Moçambique. Randes Sul-Africanos, Dólares e Euros são aceites em muitos locais turísticos. Os cheques de viagem só podem ser cambiados no Standard Bank. Cartões Visa e Mastercard são aceites nos maiores estabelecimentos turísticos. Todas as grandes cidades têm caixas automáticas de pagamento (ATM). Não se esqueça de dizer ao seu banco ou empresa emissora de cartão de crédito que vai viajar para Moçambique para autorizar o uso de cartão.
A electricidade em Moçambique é de 220 volts com uma frequência de 50 hertz. Irá necessitar de um adaptador eléctrico do Tipo C ou do Tipo F.
O código internacional do país para Moçambique é (+258). Quando viajar em Moçambique poderá ter custos elevados se usar o seu telefone móvel sob o contracto original. Se tiver um smartphone, recomendamos que desligue a opção de dados para evitar as taxas de roaming. Eventualmente poderá levar consigo um telefone móvel com um cartão SIM substituível. Quando chegar a Moçambique poderá comprar um Pacote Inicial que inclui um cartão SIM em qualquer loja de telefone celular (Mcel, Vodacom ou Movitel). Poderá comprar cartões de recargas para acrescentar minutos ao seu telefone em muitas lojas ou a revendedores ambulantes em qualquer cidade. Os revendedores ambulantes usam um colete da operadora telefónica, as recargas têm um formato de raspadinha e são habitualmente chamadas de giro.
É normal dar gorjeta e é essa a expectativa dos funcionários dos hotéis e restaurantes. Uma gorjeta de 10% será aceite com agrado. O Imposto de Valor Acrescentado (IVA) em Moçambique é de 17%.
Para entrar em Moçambique, vai precisar de um passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da sua data de chegada e de ter pelo menos três páginas do passaporte em branco. Os visitantes devem fazer-se acompanhar pelo boletim internacional de vacinação para provar que foram vacinados contra a febre-amarela (de acordo com as recomendações para viagens internacionais e saúde).
Quando chegar a Moçambique, vai-lhe ser entregue um formulário impresso onde deve declarar todos os itens que estão sujeitos a direitos. Itens pessoais e medicamentos para uso pessoal estão isentos de direitos. Está também autorizado a importar bens para Moçambique, isentos de direitos alfandegários, até um valor de 200 USD, com as seguintes restrições sobre perfume, álcool e tabaco:
- Tabaco: 400 cigarros ou 100 cigarrilhas ou 50 charutos ou 250g de tabaco.
- Álcool: 1 litro de bebidas espirituosas e 2,25 litros de vinho.
- Perfume: 50ml.
Quando passar pelo controlo alfandegário do aeroporto com a sua bagagem, os funcionários de serviço geralmente verificam cada uma das malas, mas não se preocupe porque, como turista, tem todo o direito de importar temporariamente a maioria dos produtos com que viaja.
A condução em Moçambique é feita do lado esquerdo.
Há novas regras para as viagens desde e para África do Sul com crianças, em vigor desde Outubro de 2014. Os pais que façam uma viagem internacional com crianças devem ser portadores de uma certidão de nascimento para cada criança, incluindo os detalhes do pai da criança e da mãe. Esta regra aplica-se mesmo quando ambos os pais estão a viajar com os seus filhos e aplica-se quer a estrangeiros quer a Sul-Africanos.
Quando as crianças estiverem a viajar com os seus tutores ou encarregados, esses adultos são obrigados a exibir declarações dos pais que comprovem a autorização para que as crianças viajem. É importante que os pais tomem nota que uma certidão de nascimento integral pode levar de seis a oito semanas para ser obtida.
À semelhança do que se deve fazer antes de qualquer viagem, pelo menos com 4 a 8 semanas de antecedência, deverá visitar o seu médico para obter as vacinas e os medicamentos recomendados. Não há risco de febre amarela em Moçambique, mas os viajantes que entram em Moçambique e que tenham estado numa zona de febre amarela devem mostrar o registo de vacinação. Todos os viajantes devem ter consigo o boletim das vacinas quando cruzarem a fronteira.
Recomendamos que todos os viajantes internacionais adquiram um seguro de viagem que lhes proporcione a cobertura em caso de uma emergência médica durante a viagem e também para o proteger se a sua viagem for inesperadamente cancelada.
O seu médico deverá tê-lo aconselhado em relação aos medicamentos e vacinas adequadas. Durante a sua estadia lembre-se de usar repelente de insectos e de dormir debaixo da rede mosquiteira. Use o protector solar de forma adequada e lembre-se de se manter hidratado durante as suas actividades! Terá acesso a água engarrafada em qualquer estabelecimento comercial, durante os safaris e no local de alojamento no seu Parque ou Reserva.